Diferenças e características da distribuição para empresas B2B

distribuicao-para-empresas-b2b
A maioria das empresas de distribuição e logística está preocupada em ofertar serviços para empresas que vendem direto para o cliente final, chamadas de B2C – Business to Consumers. Assim, muitas pessoas pensam que a distribuição para empresas B2B – Business to Business – não teria grande diferença, podendo ser utilizado o mesmo método para ambos os públicos.

Isso, entretanto, é um engano. Existem empresas estritamente especializadas em logística e distribuição para empresas B2B, focando na singularidade de realizar múltiplas transações entre dois negócios, em contraposição ao B2C, no qual a empresa entrega seus produtos diretamente ao consumidor.

Quais são as especificidades da distribuição para empresas B2B?

Uma das grandes diferenças é o volume requerido e a velocidade de entrega das transações B2B. A entrega de produtos pontualmente é sempre importante, porém, quando acontece a distribuição para empresas B2B, é necessário considerar uma série de outros fatores. O tempo de entrega precisa ser muito mais rápido porque empresas possuem uma rotatividade de estoques muito grande. Assim, um planejamento detalhado de logística precisa ser elaborado para determinar o método de entrega que traga o melhor custo-benefício.

O tamanho das mercadorias e o tipo dos produtos a serem entregues também devem ser levados em conta na distribuição para empresas B2B. Materiais perecíveis e alimentos devem ser entregues à empresa apropriada no menor espaço de tempo possível e qualquer pequeno erro ou atraso no processo de distribuição pode causar muita dor de cabeça a todos os envolvidos, sem mencionar a perda de dinheiro.

O uso de computadores e tecnologia vem auxiliando cada vez mais na distribuição para empresas B2B. Desde manter o nível dos estoques até enviar e receber pedidos em apenas um clique tem evitado muitas complicações e pode ser a garantia de uma distribuição muito mais eficiente.

Você acredita que essas diferenças devem ser levadas em consideração? Conte-nos sua experiência.

Fonte: DMG Freight Warehousing, Inglaterra

Foto do topo:  falco/CC

Como implantar uma solução de apoio a distribuição

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *