diminuir devoluções

Como diminuir devoluções?


Girl's hands holding the package on the tableDevoluções podem ser o principal motivo de prejuízos em logística. Já demos algumas dicas aqui no blog para diminuir devoluções e voltamos a abordá-lo devido a influência do processo de logística de entregas nessa cadeia. Neste texto, fizemos um checklist que pode ser usado diariamente por gestores, independente do tipo de produto distribuído.

6 passos para diminuir devoluções

1. Centralize documentos
A primeira dica é organização. Pode parecer clichê ou mesmo simples demais, mas esquecer essa palavra no início do processo pode significar um desastre logístico. Se for possível, adote um sistema de ERP em sua empresa e automatize a gestão de documentos e dados. Dessa maneira, fica bem mais fácil distribuir listas de entrega, controlar o estoque, definir rotas e, consequentemente, diminuir devoluções.

2. Confira o pedido
Antes que a frota saia do estoque, confira os pedidos e rotas. Existe tecnologia própria para essa função, que mostra a rota a ser percorrida, pedidos, prazos de entrega, entre outras informações. Tudo na tela de um celular ou mesmo teclado logístico.

3. Acondicione o produto adequadamente
Independente do produto, há sempre uma maneira mais correta e eficiente de acondicioná-lo dentro do caminhão a fim de diminuir devoluções. Se for produto perecível, tenha mais cuidado ainda. Produto extraviado é dinheiro jogado no lixo. Além disso, todo o lote a ser entregue pode ser recusado pelo varejista por causa de um produto avariado.

Veja nosso material sobre distribuição e entrega de peças frágeis

4. Paute bem a equipe de entrega
Agora que está tudo pronto, produtos bem dispostos no caminhão, lista de produtos conferida, é a hora de dizer onde será a entrega. Se o motorista nunca fez a rota, pode ser uma boa ideia apresentar a localização em algum mapa ou mesmo apontar o caminho em um GPS.

5. Aponte as devoluções em tempo real
Se a equipe de entrega se depara com um pedido de devolução assim que chega ao varejista pode sinalizar imediatamente para a central. Logo, o gestor de entregas confere o porquê do pedido de devolução e se tem fundamento. Feito isso, liga diretamente para o varejista e tenta fazer o que falaremos no próximo passo: negociar.

6. Negocie
A negociação busca o total acordo entre as duas partes envolvidas de modo que nenhuma se sinta prejudicada. Sabendo disso, um bom gestor pode diminuir devoluções ao propor soluções para o problema apresentado e conseguir uma reversão da devolução. Como já falamos por aqui, quem distribui produtos perecíveis costuma ter bastante prejuízo com devoluções, já que muitas das mercadorias acabam atingindo o prazo de validade e não podem mais ser vendidas.

Se você tem alguma sugestão para o checklist que ajude a diminuir devoluções, compartilhe no campo de comentários!

Crédito de imagem: Banco de imagens da HBSIS

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