controle logístico

Como um controle logístico de distribuição pode reduzir custos?

controle logísticoPara empresas que trabalham com distribuição, o grande desafio é realizar as operações sem atraso na entrega aos clientes da maneira mais econômica possível. Por causa disso, a concorrência nessa indústria está cada vez mais concentrada no controle logístico.

Estamos em uma época em que é muito difícil ver distribuidores exclusivos de determinados produtos, por isso é preciso oferecer um serviço diferenciado, atrativo e econômico. Não é a toa que. em alguns casos, os gastos com transporte chegam a representar 60% de todo o custo logístico, de acordo com um dos organizadores do livro “Logística empresarial: a perspectiva brasileira”, Paulo Nazário.

Se o controle logístico for flexível e dinâmico, pode dar às empresas vantagens competitivas sobre concorrentes já estabelecidos. Profissionais da área sabem que as distribuidoras não têm uma margem de negociação muito grande quando se fala de preço e prazo. Por esse motivo, precisam alcançar diferenciais competitivos com o controle logístico eficaz.

Como? Para começar, é importante lembrar que, se a rota privilegiar o menor deslocamento possível, ela vai reduzir a necessidade de ampliação de frota e vai permitir que a carga chegue mais rapidamente ao seu destino. Para isso, indicamos o uso de um sistema para geração de sugestão das rotas otimizadas.

É importante também investir nas embalagens para o transporte. Se elas forem de baixa qualidade ou não adequadas ao produto, o custo com danos à mercadoria pode ser um grande prejuízo no final do mês.

Um sistema que integre todo o processo – desde roteirização até certificação de entregas – também é peça fundamental em um controle logístico eficiente. As dificuldades encontradas no caminho não podem servir de desculpas para gastos excessivos com distribuição. Há soluções no mercado que conseguem diminuir os chamados gastos variados, que estão ligados ao transporte da carga, ou seja, gastos com combustível, manutenção, mão de obra, entre outros.

Ficou com alguma dúvida sobre controle logístico de distribuição? Deixe sua pergunta no campo de comentários.

Crédito de imagem: Banco de imagens da HBSIS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *