Warenlager in der Industrie // Industry Depot

Controle de estoque: como administrar um grande volume de pedidos

controle de estoque

Um bom controle de estoque é o primeiro passo para a logística eficiente. Ter noções básicas sobre entradas e saídas de mercadoria é um fator estratégico para o bom andamento dos negócios, porque ajuda a saber quais mercadorias têm mais saídas, qual o ritmo ideal para compras, se será necessário fazer alguma promoção para liquidar estoque, etc. Métodos antigos como o uso de planilhas, manuais ou digitais, podem até ser eficientes em pequenos negócios, mas, quando se trata de controle de estoque para grandes volumes, o cenário muda. Pequenos erros em série passam a representar prejuízos gigantescos. Isso sem falar na reputação da sua empresa, que fica abalada.

Tecnologia para controle de estoque

A internet tem permitido que muitas empresas que antes só conseguiam vender para um público limitado passem a conseguir expandir suas fronteiras. Uma das dificuldades, especialmente para empresários iniciantes, é aprender a fazer o controle de estoque para esse grande volume de pedidos. Para que tudo ocorra bem, é essencial ter organização e trabalhar preditivamente, ou seja, saber o que fazer hoje para evitar problemas amanhã.

Quem já teve problemas de estoque sabe que solucioná-los pode não ser tão simples, especialmente em grandes armazéns. Fazer a revisão dos produtos e conferir se batem com o que está no sistema, quando feito de forma manual, é cansativo e demorado. É por isso que as grandes empresas já adotaram – e as menores têm percebido os benefícios – da tecnologia para controle de estoque, o WMS. Aliado a outras tecnologias, que podem ser códigos de barra ou RFID, o sistema coleta as informações do produto desde a chegada ao armazém até a entrega para o cliente. Dessa forma, qualquer movimentação feita é facilmente registrada pelo sistema de controle de estoque. Além disso, também é possível registrar e analisar informações como:

  • Posição do item
  • Quantidade de produtos
  • Prazo de validade restante
  • Necessidade de reabastecimento do produto

Com o controle de estoque mais rígido, uma das equipes beneficiadas diretamente é a que trabalha no armazém. O WMS facilita, e muito, a separação de mercadorias, o carregamento dos caminhões, etc. Isso sem falar que a quantidade de mercadorias perdidas por motivo desconhecido praticamente desaparece. Outra equipe beneficiada é a de compras, já que, com o controle de estoque, é possível saber em tempo real qual produto tem mais saída, quais representarão perdas e já prever ações para que isso não resulte em grandes prejuízos.

Ficou com alguma dúvida sobre como controlar um grande volume de pedidos?

boas-práticas-normas-para-armazenagem-e-distribuição

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *