Controlar os gastos dos veículos

Como controlar os gastos dos veículos da sua frota

Controlar os gastos dos veículosControlar os gastos dos veículos de uma frota se tornou uma tarefa indispensável. A recente alta de preços do combustível é um dos motivadores para as empresas realizarem o acompanhamento dos valores que serão investidos no processo de distribuição de mercadorias.

Mas qual é o melhor método para fazer essa gestão?

Para controlar os gastos dos veículos, as transportadoras podem utilizar planilhas e fazer todo o preenchimento manual, confiando nos dados repassados e inseridos pelo motorista. Contudo, essa prática já é considerada arcaica e demorada, perde-se a atualização online e em tempo real e pode conter erros. Por isso, o indicado é utilizar sistemas de gestão de frotas que realizam, entre outras tarefas, o controle de gastos dos veículos.

As plataformas para controlar os gastos de veículos podem ser utilizadas pelos gestores e pelos motoristas ao mesmo tempo, com o preenchimento dos dados sobre os custos com os veículos, como combustível e manutenção. Esses sistemas permitem também que os gestores insiram gastos periódicos, como custos com seguros, licenciamento e emplacamento dos veículos, para que a empresa possa se preparar para os meses em que precisa realizar esses pagamentos.

Vale lembrar ainda que essas soluções para controle de gastos de veículos geram relatórios que facilitam ao gestor a análise dos valores, uma vez que ele tem a capacidade de visualizar separadamente custos com combustível, com manutenção, etc. Dessa forma, o responsável pode avaliar a situação e fazer um planejamento financeiro com base nas informações dos relatórios.
Como sua empresa faz o controle de gastos dos veículos da sua frota? Compartilhe sua experiência pelos comentários abaixo.

Crédito de imagem: jking/cc

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *