carga consolidada

Carga consolidada: facilite o transporte e diminua os custos

carga consolidadaCarga consolidada é um conjunto de mercadorias que precisam ser entregues em um mesmo local e por isso podem ser agrupadas como se fossem um só objeto. No que diz respeito à documentação, elas também se torna única, mas especifica os itens presentes na carga e deve ser emitida pela empresa que fez a consolidação. A principal vantagem de optar por essa modalidade de transporte é a redução de custos, mas nem sempre a carga consolidada se configura na melhor opção de transporte e torna-se inviável.

Quando optar pela carga consolidada

Apesar de apresentar diversas vantagens, nem sempre optar pela carga consolidada é a alternativa mais viável. O primeiro ponto a ser observado é a natureza da carga. É importante pensar se transformá-la em carga consolidada não poderá danificar o produto de alguma forma. Em seguida, analise se optar pela consolidação trará vantagens em relação ao espaço físico dentro do modal. Por fim, compare e constate se realmente será vantajoso financeiramente optar pela consolidação. Veja se há a alternativa de escolher a cobrança por peso ou por unidade da carga e escolha aquela que será a opção maia vantajosa para você.

Quais são as vantagens?

Optar pela carga consolidada é vantajoso por vários fatores que resultam em redução de custos. Entenda por quê:

    • Manuseio mais fácil – uma carga transformada em uma unidade é transportada de maneira também única, o que facilita movimentações.
    • Diminui o número de pessoas envolvidas– quando a carga está muito fracionada, muitas pessoas acabam sendo envolvidas. O carregamento de uma carga consolidada pode até exigir o auxílio de uma máquina, mas será feito de uma vez só e de maneira muito mais rápida.
    • Economia de espaço – já mencionamos que quando opta-se pela carga consolidada há de se fazer um estudo sobre o espaço. Na maioria das vezes, consolidar a carga é muito mais vantajoso porque permite colocar mais mercadorias em um mesmo modal.

 

  • Menos maquinário – as cargas consolidadas acabam seguindo o mesmo padrão de tamanho e peso. Por esse motivo, as máquinas necessárias acabam sendo em menor número do que se houvesse uma variedade grande de produtos.
  • Maior controle – é muito mais fácil controlar a movimentação de alguns módulos de mercadorias do que centenas de produtos espalhados. Optar pela carga consolidada facilita a organização do layout do armazém e torna os processos mais simples.

Além dessas vantagens também há outras consequentes como economia de combustível, pedágio e manutenção se o caminhão tiver que fazer menos viagens por conta do melhor aproveitamento de espaço. Evitar erros como a falta ou atraso de mercadorias que estão em caminhões diferentes e muitos outros.
Qual a sua opinião sobre carga consolidada? Conte para nós nos comentários.

Crédito da imagem: PublicDomainPictures/CC

3 cases de sucesso-02

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *