cadeia de suprimentos

Análise preditiva da cadeia de suprimentos

cadeia de suprimentosJá falamos aqui no blog sobre a importância de coletar e analisar dados para aprender com os erros. Mas a análise preditiva na cadeia de suprimentos, ou seja, a análise feita com o objetivo de prever resultados não tem sido muito utilizada pelas empresas de logística. É o que mostra o estudo global Leveraging Supply Chain Data for Competitive Advantage, que analisou dados da área de Compras e Suprimentos com o objetivo de gerar vantagens competitivas para as empresas. Segundo eles, mais de 40% das empresas pesquisadas avaliam apenas o desempenho de ações passadas e não tentam prever resultados de ações que ainda vão acontecer.

Um dos problemas apontados pela pesquisa foi a falta de capacidade dos sistemas adotados pelas empresas. Menos de 10% sentiram que tinham ferramentas flexíveis o suficiente para analisar riscos na cadeia de suprimentos. Um bom sistema precisa oferecer condições para observar processos com distanciamento, ou seja, ter uma visão global a ponto de identificar onde estão os erros e promover ações para que eles não aconteçam mais.

Uma análise preditiva eficiente prescinde de dados concretos sobre onde a empresa já errou e onde está errando. Prever não significa acertar sempre, mas tentar evitar contribui para que a cadeia de suprimentos seja cada vez mais eficiente. Crie uma rotina de análises preditivas na sua empresa ou o faça sempre que for incluir algum processo novo. Os resultados virão à medida que os erros previstos consigam ser evitados.
Sua empresa trabalha com análise preditiva na cadeia de suprimentos? Conte para nós!

Crédito da imagem: StockSnap/cc

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *