cadeia_de_suprimentos_sustentável

Como criar uma cadeia de suprimentos sustentável

cadeia_de_suprimentos_sustentável“Sua cadeia de suprimentos está pronta para o futuro?” Essa é a pergunta central da entrevista feita com professor de logística da Universidade de Tennessee, John Bell, para o site Supplychain247. Ele acredita que essa resposta só poderá ser positiva se a sustentabilidade for um dos temas principais da pauta dos líderes para os próximos anos e mudar a angulação de pensamento que existe atualmente. Hoje, é comum que as empresas olhem apenas para si e para seus concorrentes, mas será preciso ampliar essa visão. Ter uma cadeia de suprimentos sustentável não será apenas desejável, mas fundamental.

Não é de hoje que sabemos sobre a necessidade de criar hábitos que reduzam impactos ambientais, tanto na vida pessoal quanto em empresas, mas ter uma cadeia de suprimentos sustentável envolve uma serie de fatores além da responsabilidade ambiental. Uma cadeia de suprimentos sustentável é aquela que preza por relacionamentos colaborativos, pela relação com a comunidade do entorno da empresa, valorização dos colaboradores, humanização do ambiente de trabalho e muitos outros. Fazer essas mudanças implica em muitas modificações estruturais e especialmente de mentalidade. Não é simples, nem rápido, mas a busca deve ser constante. Algumas empresas já praticam algumas atitudes interessantes, como a logística reversa, que tem elementos de cuidado com o meio ambiente e também de colaboração e cooperação.

Mas será a cadeia de suprimentos sustentável do futuro?

Para o professor Bell, infelizmente, essa pergunta ainda não possui uma resposta concreta. Para saber exatamente, só se tivéssemos uma bola de cristal, já que precisaríamos saber informações sobre direcionamento de demandas, crescimento da população, evolução tecnológica, entre outras. Mas é preciso assumir o risco. Mesmo sem saber se uma solução que é útil hoje continuará sendo amanhã, não tê-la é ainda pior.
Na sua empresa há preocupação em ter uma cadeia de suprimentos sustentável? Conte para nós.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *