armazem-enxuto

Armazém enxuto: como conseguir o máximo desempenho e eliminar desperdícios

armazem-enxutoO aumento da produtividade e a redução de custos são buscas constantes em todos os setores da indústria. Até mesmo as empresas que não produzem as mercadorias podem aplicar medidas que visam a produtividade e eliminam desperdícios, como as distribuidoras que seguem práticas de armazém enxuto.

De forma resumida, existe uma estratégia básica para tornar um armazém enxuto: menos custos e mais produção. As duas práticas se baseiam em conceitos de eliminação de desperdícios, como excluir processos que não agregam valor ao serviço para o cliente, permanecendo somente o essencial.

Já para garantir mais produção, é preciso tornar o trabalho mais ágil e eficiente. Existem diversas soluções que contribuem para um armazém enxuto, como ferramentas de gestão à vista e automação de processos. Utilizar sistemas de gestão de armazém é essencial para tornar qualquer armazém enxuto.

Por exemplo, dentro de um armazém, existem produtos que possuem mais saída que outros, por isso, devem ser colocados em locais mais acessíveis. Além disso, evitar a demora em registrar a saída de mercadorias para entrega é outra medida que aumenta o desempenho e contribui para um armazém enxuto.

Se você aplica essas práticas dentro do armazém, mas mesmo assim não consegue aumentar a produtividade, talvez seja o momento de testar um programa de recompensas associado à produtividade. Essa prática funciona com um ambiente onde o colaborador é recompensado pelo bom desempenho, incentivando a gestão pessoal e administração do tempo. Veja mais neste post.

Você trabalha com alguma medida para aumentar a produtividade no seu armazém? Compartilhe sua experiência.

estoque e armazenagem

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *