alta tecnologia na gestão de armazéns

Automação e alta tecnologia na gestão de armazéns

alta tecnologia na gestão de armazénsCada vez mais empresas de logísitica percebem que usar alta tecnologia na gestão de armazéns é o futuro para empresas bem sucedidas. Um texto publicado no portal Supply Chain 247, no mês de junho anuncia: o mercado de robótica colaborativa deve ultrapassar US$ 1 bilhão até 2020, um aumento de dez vezes em cinco anos. Os dados são do estudo Collaborative Robotics: State of the Market / State of the Art, publicado pela ABI Research. Esse setor está se expandindo rapidamente com novas ofertas de produtos lançados no mercado tanto para grandes quanto para pequenas e médias empresas.

Contagens baseadas em papel devem ser as primeiras a desaparecer. Sistemas automatizados de gestão de armazéns (WMS) em breve deixarão de ser desejáveis e passarão a ser essenciais. Outras ferramentas também devem passar a fazer parte do processo. Alguns exemplos de alta tecnologia na gestão de armazéns são:

    1. Comando de voz: A tecnologia de voz usa reconhecimento de fala para permitir que os trabalhadores se comuniquem com o Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS).
    2. Realidade aumentada: são dispositivos que misturam o real com o virtual. Óculos de realidade aumentada, por exemplo, podem ajudar na conferência de itens do armazém e melhorar a produtividade do trabalhador.

O uso de alta tecnologia na gestão de armazéns é recomendado principalmente para a realização de tarefas que exijam esforço repetitivo ou em processos em que erros podem causar grandes transtornos ou prejuízos. Como todo processo de automação, o objetivo é posicionar as pessoas como idealizadoras e gestoras de atividade que as máquinas podem executar com mais precisão, evitando acidentes de trabalho e aumentando a produtividade.

Parece algo distante, mas o uso da alta tecnologia na gestão de armazéns já é uma realidade em grandes empresas. Já existem muitos armazéns que usam sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), coletores de dados com ótimos resultados mesmo em pequenas e médias empresas. Tecnologias desse tipo estão cada vez mais acessíveis e fáceis de manipular.
Nesse cenário, empresas que resistirem à mudança ou não se adaptarem, certamente ficarão para trás. E a sua empresa, usa alta tecnologia na gestão de armazéns?

2 respostas
    • Equipe HBSIS
      Equipe HBSIS says:

      Edhane! Obrigado por acessar nosso blog. Ficamos felizes que gostou do conteúdo. Para receber as novidades diretamente no seu e-mail basta inscrever-se na nossa newsletter ou baixar um de nossos e-books!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *