7392553568_3df1be746a_z

5 funcionalidades que as empresas buscam em solução logística de gestão de entregas

solução logística de gestão de entregasJá falamos aqui no blog sobre algumas soluções desenvolvidas para facilitar o trabalho dos gestores de operações. Neste post, abordaremos algumas funcionalidades em solução logística de gestão de entregas. Em alguns casos, integrá-las em uma única plataforma auxilia no bom funcionamento e agiliza o gerenciamento das operações. Outras vezes, buscá-las de forma separada e com empresas especializadas em diferentes soluções pode ser a melhor opção, o que geralmente, traz custos adicionais. Lembre-se: a melhor solução logística sempre será aquela que atende às demandas da sua empresa. As 5 funcionalidades são:

1. Posicionamento de clientes
Antes de tudo, é preciso saber a localização de suas instalações, clientes e concorrentes. Essas informações são essenciais para o planejamento de todo o negócio. Para isso, o gestor precisa visualizar o posicionamento de cada um destes pontos sobre a base de arruamento (bases de mapas digitais de sistema viário) ou sobre a malha rodoviária. Assim, ele consegue marcar as localizações mais relevantes para a empresa, como o modelo utilizado em algumas empresas por meio de mapas geográficos fixados na parede e destacado com alguns alfinetes para representar a localização dos clientes e pontos importantes, só que de forma digital.

2. Definição de rotas
Otimizar o percurso a ser realizado pela frota é sinônimo de economia e agilidade nas entregas, além de garantir menor jornada líquida, maior produtividade (entregar mais em menos tempo) e, consequentemente, maior satisfação dos clientes. Ao fornecer os pontos de interesse, o software gera uma rota que atende ao critério selecionado: rota mais curta, rota mais rápida, etc.

3. Resequenciamento de rotas
Nem toda definição de rota se mostra eficiente quando a equipe vai a campo. Sabendo disso, um bom analista de rota entende a importância do replanejamento diário, seja por alterações no trecho identificadas antes da saída do veículo, seja por modificações percebidas depois que o veículo já esteja em movimento. Adequar a rota à realidade é uma forma de diminuir a jornada líquida e sempre mantê-la otimizada, reduzindo custos operacionais.

4. Monitoramento de veículos
Uma boa solução permite identificar, a todo momento, onde o veículo está e por onde passou durante o percurso. Nos casos em que o valor pago pelo transporte é calculado baseado no quilômetro rodado, ou quando há uma rota pré-determinada, é possível averiguar se houve algum desvio não programado que não tenha sido previsto ou informado pela equipe de entrega.
Outra vantagem desse monitoramento é saber o que está acontecendo com sua equipe. Desse modo, a central pode deixar o cliente informado dos problemas e evitar um abalo na confiança e na credibilidade da sua empresa por falta de informação.

5. Gerenciamento de entregas
Soluções de gerenciamento de entregas permitem a visualização do status da entrega, atrasos, paradas não programadas, almoço e até devolução de mercadoria. Todas essas informações ficam armazenadas em um único lugar, o que permite o acesso aos dados em tempo real e de forma rápida. Com esses dados reportados pela equipe de entrega em tempo real, a central consegue atuar e reverter alguns problemas rapidamente. O que já foi entregue, falta entregar ou até mesmo o que foi devolvido são informações primordiais para uma operação logística otimizada.

De qual funcionalidade sua empresa mais precisa? Se você não sabe ou precisa de ajuda, entre em contato com nossa equipe.

Crédito de imagem:  stockmanngroup/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *